ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

Tuesday, March 04, 2008

SER OU TER

A gente precisa ter as coisas para viver. Mas não deve viver apenas para ter as coisas. Existe uma diferença muito grande entre essas duas situações. Entre SER e TER.
A pessoa pode ter muitos bens, muita riqueza e poder e ao mesmo tempo não viver feliz. Aí é onde está a diferença entre SER e TER.
Quando a pessoa se preocupa e valoriza o TER, acima de tudo, a sua preocupação maior é com a sua imagem, com o seu exterior, com as aparências. Sua preocupação maior é ter sempre mais riqueza e poder. Não importa os meios pelos quais venha a possuir mais riqueza e ter mais poder. Para isto, não importa passar por cima dos outros, não importa negar os direitos dos outros, subornar, roubar, corromper-se... A pessoa preocupada apenas com o TER esquece o essencial, afasta-se das virtudes e dos verdadeiros valores humanos. E, assim, desrespeitar o próximo torna-se comum e banal, pois quer levar vantagem em tudo. A pessoa preocupada apenas com o TER esquece as suas necessidades e, principalmente, as necessidades dos outros.
Nascemos para SER feliz. Para SER gente. Para SER pessoa bem sucedida vivendo em harmonia com os nossos semelhantes e com o universo. Somos criaturas de Deus. A vida é para ser vivida com dignidade. .
O que significa viver com dignidade? Em primeiro lugar, a pessoa precisa ter consciência da sua força interior, dos seus valores e capacidade, de fazer, de conseguir, de transformar... Conscien-te das suas potencialidades a pessoa deve buscar os meios para atender às suas necessidades. Ela vai buscar TER para SER. E, quando buscamos o TER, visando em primeiro lugar o SER, não precisamos passar por cima de ninguém, nem sofrer nenhuma humilhação. Principalmente, quando buscamos os nossos direitos. Quando buscamos o SER, não somos egoístas, somos solidários. Tratamos todas as pessoas com respeito a sua dignidade e convivemos em harmonia buscando o bem comum.