ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

Wednesday, October 12, 2011

MARCHA CONTRA A CORRUPÇÃO EM BRASÍLIA REUNE 20 MIL PESSOAS

DE OLHOS BEM ABERTOS - Milhares que participaram da Marcha Contra a Corrrupção protestam em frente ao Palácio da Justiça, em Brasília (Foto: Gustavo Miranda/O Globo)
Foto: Gustavo Miranda/O Globo
A II Marcha Contra a Corrupção em Brasília conseguiu reunir o público esperado pelos organizadores. Segundo estimativa da Polícia Militar, 20 mil pessoas participaram do evento que começou por volta das 11h, na Esplanada dos Ministérios. O número era bem inferior aos 30 mil que participaram da primeira realizada no dia 7 de setembro em Brasília.
Os manifestantes, que se organizaram por meio de redes sociais, pedem a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, que ainda será votada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o fim do voto secreto parlamentar e a continuidade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os protestos ocorreram também em pelo menos  28 cidade de 17 estados brasileiros..
Ophir Cavalcante, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), comentou antes do início do evento que esse era um movimento que lutava contra “políticos de rabo preso”. Ele lembrou que a missão dos advogados é “lutar pela liberdade e pela independência”, justificando o apoio da Ordem à manifestação. A concentração para o início da passeata foi feita ao som de músicas como “Que país é esse?”, da banda Legião Urbana, e de Chico Buarque. Entre as palavras proferidas pelos organizadores, convocações para que os participantes se sentissem os “novos caras pintadas”, que marcaram a década de 1990 pedindo o impeachment do presidente Fernando Collor.
Ocupando todas as seis faixas da Esplanada que levam à Praça dos Três Poderes – a polícia havia reservado três, mas os manifestantes invadiram as outras – a Marcha seguiu rumo ao Supremo Tribunal Fede.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) apóiam o movimento junto com outros que mantém atividades contra a corrupção, como o Nas Ruas. Os organizadores fazem questão de frisar que a marcha é apartidária e, por isso, políticos só devem aparecer sem bandeiras do partido.