ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

Friday, October 20, 2006

CINSELHO COMUNITÁRIO: Reforma da sede e produção da Multimistura


A reforma da sede do Conselho Comunitário de Boa Saúde foi inaugurada no dia 08/09/2006, com a participação de muitas pessoas da cidade e da zona rural. O Programa Desenvolvimento Solidário se fez presente através do seu Coordenador Sr.José Gercino, do Sub-coordedenador Sr. Valfredo Queiróz e do Supervisor, Sr. Mariano. O Conselho Municipal do FUMAC de Boa Saúde esteve representado pelo seu presidente Sr. José Alaí de Souza e pelo tesoureiro Sr. Ézio Alencar. A solenidade contou, ainda, com as presenças da Sra. Zilda Limeira, Assistente Técnica e da Sra Anália Pereira, Profa. de Alimentação Alternativa, da Secretaria Municipal da Trabalho e Assistência Social da Prefeitura de Natal.
A presidente do Conselho Comunitário, Sra. Eridante Paiva falou sobre os objetivos e sobre as atividades do Conselho, destacando o Projeto de Alimentação Alternativa que foi implantado com recursos do Programa Desenvolvimento Solidário, no Valor de R$ 23.063,20, aplicados na reforma da sede do Conselho e nos equipamentos que estão sendo usados para a produção da Multimistura. Destacou, ainda, a aquisição da produção pelo Programa Compra Direta executado pela EMATER e a sua distribuição com 350 crianças da Pastoral da Criança de Boa Saúde.

O Sr. Valfredo referiu-se ao Projeto de Alimentação Alternativa (produção da Multimistura) dizendo que o mesmo é diferente de todos os projetos que já foram financiados pelo Programa Desenvolvimento Solidário e que além de gerar trabalho e renda tem um grande alcance social contribuindo pela a melhoria das condições de nutrição e saúde da população.
O Sr. Gercino falou sobre a importância do Programa Desenvolvimento Solidário e sua contribuição para a melhoria das comunidades rurais e o combate a situação de pobreza, destacando a participação do Banco Mundial,do Governo do Estado, dos municípios e da população. Sobre os projetos financiados pelo Programa ressaltou a importância e o poder de decisão da população, através das Associações Comunitárias e dos Conselhos Municipais do FUMAC, desde a escolha das prioridades até a execução dos projetos.
O Sr. José Alaí, falou sobre a atuação do Conselho do FUMAC e sobre a atenção que as Associações Comunitárias e o referido Conselho tem recebido do Programa Desenvolvimento Solidário. Na ocasião, mostrou a necessidade de aprovação do Projeto de Beneficiamento de Castanha de Caju da comunidade de Limoeiro, uma vez que Boa Saúde é um grande produtor de castanha e toda produção sai do município, sem nenhum beneficiamento, deixando de gerar trabalho e renda.
Quem foi ao Conselho Comunitário teve a oportunidade de ver a exposição dos produtos do Grupo de Alimentação Alternativa; do artesanato da Associação dos Artesãos de Boa Saúde e, do material sobre a história e a cultura de Boa Saúde, exposto pelo Conselho Comunitário, no dia 06/09, na V Semana de Arte e Cultura de Goianinha, promovida pela Secretaria Municipal de Educação daquele município.
Encerrando a solenidade, a Sra Eridante agradeceu a presença de todos e em seguida foram servidos salgadinhos e sucos à base de receitas e ingredientes naturais, feitos pelo Grupo de Alimentação Alternativa sob a orientação da Profa. Anália.