ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

Sunday, February 19, 2012

ARQUIDIOCESE DE NATAL SE DESPEDE DE DOM MATIAS E DAR AS BOAS-VINDAS A DOM JAIME

Dom Matias Patrício de Macedo
Dom Matias Patrício de Macedo, de acordo com as leis canônicas da Igreja, ao completar 75 anos apresentou a renúncia do seu ofício ao Papa Bento XVI, em abril do ano passado. O Santo Padre acolhendo o seu pedido de renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Natal, nomeou como o seu sucessor Dom Jaime Vieira Rocha, até então  Bispo de Campina Grande, Paraíba.
Neste dia 16 de fevereiro de 2012, Dom Matias ao deixar a administração da Arquidiocese de Natal  assim se expressou “Deixo para vocês, que também viveram este período, completar o que faltou. Perdoem-me se não foi feito tudo o que deveria. De minha parte digo como São Pedro: ‘Combati o bom combate, terminei minha carreira (em parte) e guardei minha fé’. Estou feliz. Deus os abençoe, agora e sempre”.
Dom Matias nasceu em Santana do Matos- RN, no dia 14 de abril de 1936, filho de José Patrício de Macedo e Luzia Valdenira da Cunha. Ingressou no seminário de São Pedro em 1951. Estudou no Seminário Maior de Fortaleza nos período de 1975 a 1963. Foi ordenado sacerdote por Dom Eugênio de Araújo Sales em  Natal, no dia 21 de julho de 1963. Foi vigário cooperador de Ceará Mirim, foi vigário de Canguaretama e Pedro Velho de 1964 a 1968, quando assumiu a paróquia de Nova Cruz onde permaneceu como pároco durante 22 anos.  De outubro de 1973 a junho de 1974 participou de Curso de Atualização Pastoral em Roma.
Foi eleito bispo da Diocese de Cajazeiras, na Paraíba em 12 de julho de 1990 onde permaneceu até o ano de 2000, quando foi nomeado bispo coadjutor de Campina Grande e tornou-se bispo diocesano de 2001 a 2003, quando foi nomeado arcebispo de Natal. Dom Matias assumiu como arcebispo de Natal no período de 25 de janeiro de 2004, onde permaneceu durante oito anos.
Dom Jaime Vieira Rocha

Dom Jaime Vieira Rocha tomará posse como Arcebispo de Natal no próximo dia 26 de fevereiro, na Catedral Metropolitana de Natal. Ele nasceu em Tangará – RN, 30 de março de 1947, filho de José Patrício de Melo e Maria Nini Rocha.  Fez os estudos de Filosofia e Teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo-SP. É formado em Ciências Sociais, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, e IBRADES, no Rio de Janeiro-RJ. Também fez o curso de Atualização para Formadores de Seminários, em Roma, Itália.
Dom Jaime Foi ordenado padre no dia 01 de fevereiro de 1975, em Natal-RN. Foi bispo da Diocese de Caicó-RN, durante   nove anos - de 1996 a 2005, quando  foi transferido para a Diocese de Campina Grande-PB, onde permaneceu até agora. De 2007 a 2008, Dom Jaime acumulou o cargo de bispo da Diocese de Campina Grande com o de Administrador Apostólico da Diocese de Guarabira-PB.